Truques para turbinar o efeito dos produtos para cabelo
Os produtos com arginina e ácido lático (que prometem fortalecer os fios), quinoa e flor de cássia (que ajudam a hidratar) estão em alta, lotando as gôndolas das lojas de produtos de beleza e supermercados. Entretanto, para aproveitar 100% desses e outros ativos e conquistar um cabelo lindo, existem truques para dar uma forcinha extra. Anote alguns cuidados e dicas que ajudam a prolongar as maravilhas destes ingredientes. A matéria é da Revista Shape e foi feita com a minha colaboração.
Truques para turbinar os efeitos dos produtos para cabelo
Deixe seus fios ainda mais poderosos com algumas dicas para o dia a dia
Por Bárbara Rossi
Água boa, água gelada
O primeiro cuidado básico é com a lavagem do cabelo. Usar água quente pode prejudicar o couro cabeludo e fazer com que haja queda de fios, sem contar que também tira todo o brilho do cabelo. Então, use e abuse da água morna e, se possível, gelada.
Poderoso xampu
Escolha o tipo ideal para o seu cabelo. Não tenha preguiça de ler a embalagem, ok? Na hora de começar a lavagem, a dica é escolher dois xampus diferentes: um adstringente, que deve ser usado primeiro para remover a oleosidade e, em seguida, outro indicado para o seu tipo de cabelo. O truque é colocar o produto em um copinho e diluir com água, para que ele fique menos concentrado e mais fácil de ser usado. Depois, aplique massageando o couro cabeludo e deixe agir por três minutos antes de enxaguar.
Um carinho a mais
Depois de lavar o cabelo, aplique o condicionador mecha por mecha, deslizando os dedos do meio do comprimento até as pontas. Isso ajuda a fechar as escamas dos fios e auxilia a absorção dos ativos em todo o comprimento.
Dupla perfeita
É essencial usar apenas produtos da mesma linha. Nada de usar um tipo de xampu e finalizar com cremes de marcas diferentes. Lembre-se de que um complementa o outro e que só juntos terão o resultado esperado.
Hidrate fundo
Para fazer com que as máscaras sejam melhor aproveitadas, aposte em uma fonte de calor, como uma toca térmica ou toalha quente por 3 minutinhos. Depois, dê o jato de água fria. Se fizer em casa, aposte no procedimento a cada dez dias. Mas os especialistas reforçam: hidratação caseira serve apenas para manutenção. O ideal é fazê-la todo mês no salão, pois o profissional poderá fazer um diagnóstico preciso e escolher o tratamento certo.