Cabelo

S.O.S Beleza – Truques de beleza para estar sempre linda

Quem nunca precisou de uns truques para continuar linda na correria do dia-a-dia? Entre trânsito, trabalho, reuniões e compromissos sociais, às vezes é difícil ter tempo de retocar a raiz, fazer a sobrancelha ou até mesmo lavar o cabelo!

Pensando nisso, a Revista Boa Forma reuniu experts em beleza e fez um guia de soluções para imprevistos. Confira as minhas dicas e de outros profissionais e saiba como estar sempre linda:

1. Estou no trânsito, atrasada, para variar, e tenho a impressão que minha maquiagem está derretendo com o calor…

Solução: “Vale a pena carregar na bolsa aqueles lencinhos antioleosidade, que removem o brilho excessivo apenas apertando-os contra a pele”, ensina a maquiadora Penélope Beolchi, da agência Pink Mgt, em São Paulo. Aplicar um pó solto translúcido também é uma boa alternativa para secar o rosto sem estragar o make. Se sobrar um tempinho, reforce o batom e depois o blush, nessa ordem para privilegiar os pontos mais importantes. Passe longe do batom vermelho e de mais de um tom de sombra, pois, acredite, é difícil retocá-los às pressas.

2. Não lavei a cabeça pela manhã e acabei de ser convidado para um evento de última hora… help!

Solução: tire a oleosidade excessiva passando no couro cabeludo um lenço umedecido daqueles usados em bebês ou aplicando um xampu a seco – basta borrifar o spray nos fios com o braço bem esticado, aguardar alguns segundos para o pó liberado “chupar” a oleosidade excessiva e pentear o cabelo ou passar uma toalha limpa para eliminar o pó. Para quem ainda não tem o produto à mão, o cabeleireiro Julio Crepaldi, do salão Galeria, em São Paulo, sugere pulverizar um tiquinho de talco na raiz, passar os dedos entre os fios para absorver a oleosidade e pentear bem para remover o excesso. “Outra saída é fazer uma risca em ziguezague utilizando o cabo de um pente fino e prender os fios com um rabo de cavalo alto, uma trança ou um coque.”

3. Ir ao designer de sobrancelha está entre as minhas prioridades, mas, enquanto isso, como disfarçar os pelos que não param de crescer?

Solução: Segundo o maquiador Márcio Mello, do salão Éclat, no Rio de Janeiro, você pode contornar o problema com corretivo, pincel chanfrado e sombra marrom (se o cabelo for loiro, castanho, chocolate ou vermelho) ou grafite (se for escuro). Faça assim: aplique o corretivo da cor da sua pele ao redor da sobrancelha com leves atidinhas. Depois, espalhe a sombra com o pincel chanfrado em toda a extensão da sobrancelha, acompanhando o alinhamento dos pelos. “Isso vai corrigir falhas e refazer o desenho, mesmo que de forma temporária”, diz Márcio.

4. Justo hoje que fui convidada para uma balada super chique o esmalte das unhas descascou…

Solução: A manicure Maria José Lopes, do espaço Beaux, no Rio de Janeiro, sugere que você aplique o mesmo esmalte apenas na área que ficou com falha. “Para dar a impressão que você foi hoje à manicure, finalize passando em todas as unhas uma camada de base extrabrilho”, completa Maria José. Você não tem ou não lembra qual esmalte usou? O jeito é colar adesivos de unha, que são vendidos em farmácias ou perfumarias. Para modelar, você só precisa dobrar a sobra dele para baixo e lixar a unha normalmente.

5. Preciso de um up no cabelo, que está murchinho, e no visual. Alguma sugestão express?

Solução: Tire proveito dos produtos que dão volume. Você tem três opções ao seu dispor: espalhar uma bola de mousse nos fios (da raiz às pontas) e depois amassá-los com a mão aberta é uma saída rápida. O produto desgruda o cabelo da raiz e cria ondas sensuais no comprimento; aplicar um leave-in termoativado em spray antes de usar o secador, puxando os fios da raiz sempre para cima com a ajuda de uma escova fina e redonda; salpicar uma pomada em pó no topo da cabeça, a 10 centímetros de distância, para encorpar os fios e levantar a raiz com os dedos, delicadamente.

6. Não sei como vou encarar a reunião com a chefia, já que minha aparência entrega que não dormi nada à noite…

Solução: Tem 15 minutinhos? Então, corra para o banheiro e faça diante do espelho a ginástica facial ensinada pela esteticista Roseli Siqueira, de São Paulo. Cada movimento deve ser repetido duas vezes:

1- Dê um sorriso com os lábios para dentro ao mesmo tempo que tenta empurrar as maçãs do rosto para cima.

2- Arregale os olhos até ver a parte branca acima da íris.

3- Faça um biquinho sem afundar as bochechas e, em seguida, puxe os lábios para dentro, dando um sorriso.

Depois de “despertar” os músculos e estimular a circulação sanguínea, coloque em prática as dicas da maquiadora Penélope Beolchi. “O trio água termal, corretivo e blush rosado, quando aplicado no rosto, nas olheiras e nas bochechas, confere um ar de saúde na hora.”

7. A semana começou e eu não consegui retocar a raiz do cabelo…

Solução: O jeito é apelar para a ilusão de ótica. Já existem sprays coloridos próprios para esconder os fios brancos. Basta borrifa-los na raiz e pentear para ficar homogêneo – vale dizer que lavou, saiu. Pintar a raiz com um lápis cremoso para olhos ou máscara para cílios (pode ser preta ou marrom) é outro truque temporário dos experts – e funciona! Se não tiver nenhum desses cosméticos à mão, a dica é investir em penteados com volume na raiz, como o topete, e cheios de movimento, que desviam o olhar para as pontas.

8. De casa para o trabalho, do trabalho para a balada… e, nesse calor, nada de banho! O que fazer?

Solução: Talco, lenço umedecido e perfume são ótimos aliados nessa hora. O primeiro pode ser aplicado nas regiões mais propensas à transpiração, como parte interna das coxas, os pés e as axilas. “Prefira as versões em creme ou líquida à base de aloe vera, que são refrescantes e dão sensação de bem-estar”, diz o dermatologista Hugo Andrade, de São Paulo. Já o lenço umedecido pode ser usado na região íntima, desde que seja específico para isso, ou nas axilas, nos braços e nos pés, se for aquele indicado para bebês. O único cuidado é não esfregar demais a pele, para não irritá-la. Quanto ao perfume, a especialista Renata Ashcar, autora do livro Brasilessência: A Cultura do Perfume (editora BestSeller), recomenda passá-lo pela manhã nos locais onde há maior pulsação, caso do umbigo, da nuca, entre os seios e atrás dos joelhos, para o cheiro durar mais. Antes da balada, basta uma borrifada rápida no ar para reativar o perfume que é a sua marca registrada.

9. Tanto tempo esperando um retorno daquele gato e ele quer sair no dia que a depiladora não tem horário!

Solução: Se você nunca fez depilação com cera em casa, não arrisque nesse dia tão especial: aposte no creme depilatório ou na lâmina. Se for usar a lâmina, a técnica mais rápida, recorra a uma espuma de depilar(ou barbear) para proteger a pele, facilitar o deslizamento dela e hidratar. Entretanto, na falta da espuma, vale espalhar condicionador nas áreas a ser depiladas. “Seja qual for a técnica escolhida, aplique na sequência um pouco de água termal ou gel à base de azuleno. Eles reduzem a vermelhidão, acalmam a pele e evitam a inflamação dos folículos pilosos, que deixam aquelas bolinhas avermelhadas”, recomenda a dermatologista Roberta Bibas, do Rio de Janeiro.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *