Produtos

Pantene homenageia diversidade da mulher brasileira

Dermatologista do Pantene Institute dá dicas de cuidados para cada tipo de cabelo para conquistar fios ainda mais saudáveis, hidratados e brilhantes

Pantene traz às gôndolas de todo o País a edição limitada Belezas Brasileiras. Disponível nos pontos de venda de abril a setembro, a novidade tem como objetivo celebrar a beleza da mulher brasileira e sua diversidade, valorizando o que cada tipo de cabelo tem de melhor, mostrando que todas consumidoras podem ter um produto de cuidados especialmente desenvolvido para seu tipo de fio.

As embalagens em edição limitada chegam nas linhas já existentes do portfólio de Pantene Pro-V: Brilho Extremo, Cachos Definidos e Liso Extremo. Com a exclusiva fórmula PRO-V, os produtos de cada uma das linhas entregam os principais benefícios para cada tipo de cabelo. A linha Cachos Definidos garante cachos duradouros e hidratados, enquanto Liso Extremo proporciona cabelos intensamente lisos e sem frizz, e Brilho Extremo entrega cabelos limpos e brilhantes, desde o primeiro uso*.

A linha será divulgada em campanha na TV com o objetivo de apresentar as diferentes belezas das mulheres do Brasil, e terá a participação da embaixadora da marca, Gisele Bündchen. A novidade também será divulgada em peças digitais, ponto de venda e publicações impressas. Para esses materiais, a marca aposta além de em Gisele para representar a diversidade das belezas brasileiras, em mais duas modelos finalistas do concurso de beleza disputada exclusivamente por candidatas residentes em favelas, idealizada pela Central Única das Favelas (CUFA) em parceria com Pantene, a cearense Beatriz de Souza Lima e a capixaba Bruna Carneiro Gomes.

A dermatologista e consultora do Pantene Institute, Dra. Maria Fernanda Reis Gavazzoni, dá algumas dicas de cuidados para quem possui cabelos cacheados e lisos, assim como truques para conquistar fios saudáveis e brilhantes, independentemente do tipo de cabelo. Confira na tabela abaixo:

LISO EXTREMO

Como manter os cabelos lisos limpos e sedosos diariamente sem ressecá-los pelo excesso de lavagens e produtos?

Graças aos componentes hidratantes presentes no xampu e no condicionador, lavar os cabelos diariamente não significa, de maneira alguma, ressecá-los. Ao contrário, o uso diário do shampoo elimina o excesso de sebo do couro cabeludo ao mesmo tempo que reequilibra o conteúdo de água dos fios, principalmente os fios porosos, quimicamente tratados, que absorvem água da atmosfera de ambientes úmidos e ficam arrepiados. A retirada do excesso de sebo dá  aos cabelos um aspecto de limpeza e frescor, sem ressecá-los. O uso posterior do condicionador recupera a lubrificação da cutícula, permitindo que os fios deslizem ao serem manuseados e não embaracem. Além disso, a oferta diária de hidratantes reforça a cutícula, tornando os fios mais resistentes à quebra, sedosos e sem frizz.

Os cabelos lisos podem receber produtos leave in ou isso deixa-os pesados e com aspecto de sujo?

Podem sim, pois produtos leave in devem ser formulados com hidratantes leves que são absorvidos pelo cabelo, ou reforçam a cutícula sem deixar aspecto oleoso. Desde que não sejam aplicados diretamente na raiz e sejam usados em pequenas quantidades, cabelos lisos podem se beneficiar do poder desembaraçante dos produtos de pentear. Quando o cabelo seca, o produto não fica mais visível, conferindo proteção contra umidade ambiental e facilitando o penteado. É ideal, por exemplo, para pessoas que praticam esportes e prendem os cabelos, pois a proteção extra dificulta a quebra dos cabelos pelos prendedores e elásticos.

BRILHO EXTREMO

O que causa a perda de brilho nos cabelos?

O brilho é resultante do reflexo da luz que incide sobre o fio de cabelo. Se a superfície do fio estiver lisa, o brilho é mais intenso do que quando a superfície é irregular e rugosa. A superfície do fio é formada pela camada mais externa: a cutícula. Se as escamas da cutícula estão fechadas, isto é, estão deitadas paralelamente ao eixo longo do fio, a luz é refletida de modo mais homogêneo e o brilho é mais intenso. Como um espelho sob a luz do sol. Cutículas abertas não refletem a luz e o cabelo fica com aspecto opaco. Como um espelho quebrado. O brilho também é decorrente da cor do fio. Esta deve ser viva e homogênea.

Há quatro causas principais de danos ao cabelo, responsáveis pelas cutículas abertas:

  • ambiental: exposição aos raios UV, água com cloro ou sal, umidade do ar;
  • química: aplicação excessiva ou inadequada de colorações e tratamentos de alisamento de cabelos;
  • física: escovar os cabelos, utilizar elásticos, etc;
  • térmica: exposição a ferramentas de modelagem, tais como secador de cabelo, babyliss, chapinha, etc.

Como recuperar o brilho perdido? O que acontece na estrutura do cabelo que torna a superfícia do fio mais brilhante?

Um dos pontos mais importantes do tratamento anti dano é recuperar a lubrificação natural do cabelo e, com isso, intensificar o brilho. Isso se obtém com o uso com regularidade de xampus, condicionadores e máscaras de hidratação de boa marca. A higiene do couro cabeludo deve sempre ser acompanhada pela reposição da lubrificação dos fios, que é parte integrante da cutícula. A cutícula íntegra e bem lubrificada pode refletir ainda mais luz e, portanto, brilhar mais.

Produtos para dar brilho aos cabelos podem ser utilizados diariamente?

Sim, cabelos são considerados saudáveis quando briham. Isso é um pensamento comum a todos, já que sabemos que cabelos danificados são opacos e sem brilho. O brilho traduz beleza, saúde e cuidado.

CACHOS DEFINIDOS

Qual deve ser a rotina de cuidados com os cabelos para quem tem fios cacheados?

Quem tem cabelos cacheados deve se preocupar em repor a lubrificação da cutícula para minimizar o atrito entre as fibras capilares por meio da diminuição da eletricidade estática. Isso é possível com o uso de xampus suaves. seguido de condicionadores com silicones e óleos vegetais, que devem ser totalmente enxaguados. A seguir, recomenda-se a aplicação de pequena quantidade de produto leave in para ajudar a pentear os cabelos sem gerar frizz. Ao secar, os cachos ficarão bem definidos. Uma vez por semana, é recomendável usar máscaras de hidratação por 15 minutos após os xampu.

Fios cacheados tendem a ser mais ressecados. Por quê? Que tipo de produto auxilia a mantê-los domados e hidratados?

Cabelos ondulados ou crespos podem receber leave-in para ajudar a desembaraçar e pentear. O uso do leave-in também pode ajudar na diminuição da abertura das escamas da cutícula quando o cabelo está molhado com a água da piscina.

Como combater o frizz e manter os cachos definidos durante todo o dia?

Produtos com silicones inteligentes, chamados silicones amino-terminais, pois eles têm na sua molécula cargas positivas que são atraídas pela eletricidade estática do fio, que é negativa e causa o frizz. Com isso, o silicone, além de se depositar com mais afinidade na cutícula, também aumenta a adesão de outros elementos antiestáticos e hidratantes que se depositam junto com ele sobre a fibra, com mais afinidade do que em formulações comuns. Tanto os condicionadores como as máscaras e os produtos de pentear devem conter esses ingredientes, que são fundamentais para a obtenção de cabelos ondulados sem frizz comuns. Tanto os condicionadores como as máscaras e os produtos de pentear devem conter esses ingredientes, que são fundamentais para a obtenção de cabelos ondulados sem frizz.

Conheça abaixo as principais características e benefícios de cada uma das linhas Pantene Belezas Brasileiras:

* Dano mecânico. Usando Sistema Pantene vs. shampoo sem ingredientes condicionantes.

** Dano à suavidade medido em cabelo seco usando sistema Pantene Restauração.

Fonte: Euromonitor International Ltd; Beleza e Cuidado Pessoal 2011: de acordo com a definição de Salão (que exclui produtos de uso interno) classificado por marca global, vendas em valor, 2011.

*** Vs. cabelo não tratado, pode variar de acordo com as características de cada mulher.

****Danos à suavidade.



Uma resposta para “Pantene homenageia diversidade da mulher brasileira”

  1. nilza disse:

    boa tarde! gostaria de saber.no champo pantene para cabelos cacheados.contem parafina petrolato parabeno sal. gostaria que vcs manta-se pra mim cual deses champo
    pantene não contem esses produtos citados acima. obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *