CabeloNotícias

Low-poo – Menos espuma e mais saúde para os cabelos

Com a minha colaboração, a Revista Glamour fez uma matéria sobre as meninas que aboliram o sulfato da vida de seus cabelos. É o chamado low-poo, um movimento que começou com as cacheadas que descobriram que esse ingrediente, responsável pela espuma criada pelos shampoos, também é o culpado pelo ressecamento dos fios.

O que antes era algo meio improvisado, como simplesmente não usar mais shampoo ou fazer um produto caseiro sem o agente ressecador, agora é todo um segmento de mercado que já tem grandes fabricantes adeptos, produzindo shampoos sem sulfato. Confira a reportagem e clique aqui para ler a matéria completa, que ainda traz informações sobre produtos para o couro cabeludo e shampoo seco.

Fim da espuma nos xampus pode ser a solução pra ter fios saudáveis

Estamos em meio a uma revolução no universo dos xampus! Se você ama seus cabelos (dã! E quem não?) é melhor ler esta reportagem

Tudo começou com um buzz de internet, capitaneado por meninas de cabelos cacheados que descobriram que o sulfato, o componente gerador de espuma nos xampus, fazia seus fios ficarem mais ressecados. Batizado de low-poo, o movimento cresceu, ganhou adeptos entre  especialistas e agora chegou às grandes empresas – que estão lançando suas versões de xampu livres de sulfato e, portanto, de espuma. “São produtos com menos química, que causam menos ressecamento e diminuem a chance de o cabelo ficar poroso, áspero”, explica a dermatologista Karla Assed, do Rio. E por que as cacheadas foram pioneiras nessa descoberta? Porque é mais difícil a oleosidade da raiz chegar às pontas quando o fio tem cachos – e o xampu tradicional tira óleo demais da raiz: aí o ressecamento é elevado à enésima potência!

Nessa onda mais natureba – de deixar a oleosidade natural fazer seu trabalho nos cabelos e tudo mais… –, também aflorou a importância de cuidar do couro cabeludo, o “solo” que precisa estar em dia, limpo, pros fios nascerem fortes e saudáveis. Muita novidade de uma vez, né? Pega na nossa mão e vem entender mais.

Xampus sem sulfato

Funcionam porque… cabelo não precisa de espuma pra ficar limpo! “A espuma é meio decorativa, um fator psicológico de você achar que está limpando”, explica o hairstylist Julio Crepaldi, de SP. A limpeza se dá por outros componentes presentes na nova geração de xampus, como o lauryl glucoside (derivado do milho), a lavanda e a camomila, adstringentes naturais.

Ai, mas eu preciso mesmo? Olha, é uma ideia promissora pra não maltratar ainda mais fios cacheados ou com muita química (com tintura, alisamento…). Considere, pois.

Qual o resultado, afinal? Fios bem menos porosos e mais hidratados, já que esses xampus mantêm aquela oleosidade protetora que percorre todo o cabelo e não deixa as pontinhas ressecarem. Na prática, o cabelo todo parece mais brilhante e macio.

Clique aqui para ler a matéria completa. 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *