Cabelo

Dicas para um cabelo longo, bonito e saudável

Mesmo com a onda de cortes médios e curtos que têm assolado a moda, as brasileiras parecem manter um relacionamento sério com o cabelo longo. Fios compridos, entretanto, precisam de uma atenção super especial – imagine que aquela pontinha que está quase na sua cintura demorou anos para chegar até ali, passando por muitos verões, diversos processos químicos e inúmeras escovas, chapinhas e ondulações.

Um dos cuidados mais importantes para o cabelo longo é não fugir da tesoura. Por mais que isso pareça contraditório, é preciso aparar as pontas a cada dois ou três meses: isso fortalece os fios, eliminas as pontas duplas e os problemas com quebra. As pontas formam a parte mais antiga e desgastada dos fios e possuem as escamas abertas, o que atrapalha na retenção de nutrientes através da fibra capilar. Uma indicação de que o cabelo precisa do corte é quando ele aparenta ressecamento ou toque áspero.

O couro cabeludo também precisa de atenção especial, uma vez que é por lá que todo o comprimento do fio vai receber os nutrientes que vão manter a vitalidade. Vale a pena investir nos produtos que vão agir diretamente no bulbo capilar, restabelecendo a elasticidade e a maleabilidade.

Outro problema que é preciso ficar atenta é a o excesso de oleosidade no couro cabeludo, que pode evoluir para uma seborreia ou queda de cabelo. Além de usar shampoos mais adstringentes, como os de limpeza profunda, uma vez por semana ou quinzenalmente, vale investir também num esfoliante capilar. Com o couro livre de impurezas e células mortas, o cabelo longo é melhor alimentado de nutrientes.

Seque da forma correta. Use sempre leave-ins, sprays ou séruns com proteção térmica, eles são essenciais. Aqui da pra conferir outras dicas super importantes sobre como fazer uma escova em casa. Entretanto, sempre que possível, deixe o cabelo secar naturalmente, uma vez que o calor do secador é sempre prejudicial. O mesmo vale para chapinhas e onduladores – quanto menos usar, melhor.

Fique atenta também na hora da lavagem. O excesso de shampoo e condicionador deixa os fios pesados e sem brilho. O ideal é aplicar o shampoo apenas na raiz, com os dedos, esfregar o couro cabeludo e depois enxaguar. A espuma lava os fios ao escorrer por eles.

Para os cabelos longos a hidratação também é sagrada. Pode ser feita em casa com uma máscara nutritiva, semanalmente ou a cada 15 dias. Também vale investir em óleos como o de ojon, monoi e manteiga de murumuru – aplique com os fios ainda úmidos, como se fosse um finalizador.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *