Cabelos oleosos – Saiba quais são as causas
A oleosidade do cabelo e da pele é uma proteção natural que o nosso corpo produz. Apesar de normal, o excesso de oleosidade pode indicação de um problema que vai além da estética. Nesse caso, é preciso lembrar que a beleza vem de dentro para fora – então não aposte todas as suas fichas num shampoo para cabelos oleosos.
O estresse, por exemplo, é um dos grandes vilões do cabelo. Quando você está ansiosa ou numa situação estressante, seu corpo libera cortisol, um hormônio que estimula as glândulas sebáceas – então elas começam a produzir mais óleo.
Falando em hormônios, o desequilíbrio deles no seu corpo também estimula a produção de oleosidade – por isso é sempre bom manter visitas periódicas ao seu médico para aquele check-up de rotina.
Outro fator importantíssimo é a sua dieta. Grandes quantidades de laticínios, carboidratos, açúcares e óleos hidrogenados causam o maior estrago no seu couro cabeludo, além de não ajudarem em outros aspectos da sua saúde. Os hormônios presentes nos laticínios, por exemplo, aumentam bastante a produção de óleo junto à raiz. Como tudo na vida, a palavra-chave é moderação – não precisa cortar relações com esses alimentos, é só saber consumir com parcimônia.
Infelizmente nem tudo está ao nosso alcance. O excesso de oleosidade no cabelo pode ser de origem genética. Deficiências de vitamina B6 e ácido graxo também provocam maior produção de óleo. Nesse caso, seu médico pode prescrever um suplemento na medida para te ajudar.